Cozinha enológica – O que é?

Cozinha enológica – O que é?
1 vote, 5.00 avg. rating (94% score)

O Conceitus Winery, na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, abriu portas em maio e propõe um conceito inédito em Portugal: o vinho é o ponto de partida.

Cozinha Enológica

É tudo uma questão de lógica. A quinta, dedicada à produção de vinho desde o estabelecimento da Região Demarcada há 250 anos, está entre as mais antigas do Douro. E o hotel rural, aberto desde 2005, foi o primeiro de conceito vínico em solo nacional. Portanto, não é de estranhar que agora a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo aposte num restaurante onde o copo «manda» no prato. Conceitus Winery, de seu nome.

A cozinha funciona ao sabor do dia, sem carta definida, consoante a inspiração do chef José Tavares Pinto e em estreita colaboração com o enólogo de serviço Pedro Pina Cabral. O menu «6 Momentos» (43 euros) convida a uma longa-metragem de degustação, idealmente acompanhada pela experiência vínica para a qual foi pensada – a seis, oito ou dez tempos (18/24/30 euros). Para saborear com toda a calma do mundo, no convidativo alpendre do hotel e de olhos no Douro.

Se o momento exigir refeições menos demoradas, os menus «O Melhor doChef» (33 euros) propõem uma espécie de best of, nas variantes «Ao Sol» e «Ao Luar» consoante a altura do dia. Brilhe que astro brilhar, sugere-se a harmonização «O Momento do Enólogo» (12 euros), com uma seleção de três vinhos . Quem preferir escolher o néctar ao seu gosto, tem na carta toda a gama da Quinta Nova (com algumas edições especiais e vinhos históricos) a preço de loja, bem como a opção Bring Your Own Bottle (isto é: o cliente pode levar o seu próprio vinho) sem cobrança de taxa de rolha.
Agora uma retificação: existem menus fixos, sim, para clientes com restrições alimentares, iniciativa que nunca é demais louvar: estão disponíveis dois menus veganos e um sem glúten (33 euros). A vista para o Douro, essa é sempre garantida. Tal como os grandes vinhos. Logicamente.

Fonte: Volta ao Mundo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tagged , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*