Farrapada de Batata, Bacalhau e Couve

Farrapada de Batata, Bacalhau e Couve
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

O prato bem tradicional do natal é o bacalhau com couve e batata mas todos sabemos que outros dias durante o ano em que nos dá aquela vontade de comer este mesmo prato e sabe tão bem fora de época 🙂

Desta vez, deu-me desejos desta iguaria da mesa de todos os portugueses mas não como se come no próprio dia mas sim no dia seguinte. A famosa “roupa velha” é um prato que já me acompanha desde a minha infância e, não falta em nenhum dos dias de natal da família. Claro que comemos carne no dia de natal mas como uma entrada não falta a “roupa velha” feita com o prato de bacalhau que sobrou do dia de consoada.

É muito bom, saudável e o segredo ( pelo menos é a minha opinião) para nos saber ainda melhor é deixar preparado já do dia anterior e depois aquecer só no próprio dia mas já vos explico isso. Vamos lá à receita que todos já sabem…

Farrapada de Bacalhau Batata e Couve

 

Ingredientes:

  • 3 Batatas
  • 1 Couve penca
  • 2 Postas de bacalhau pequenas
  • Azeite q.b.
  • Alho moído q.b. ou 2 dentes de alho cortados em fatias finas
  • 1 Cebola pequena picada
  • sal q.b.

Como preparar a “Farrapada”:

  1. No dia anterior aquele que deseja comer a “Farrapada” coza as batatas, a couve e o bacalhau. Quando estiver tudo pronto, escorra e deixe arrefecer.
  2. Depois de frio corte as batatas e as couves em pedaços pequenos e coloque num tacho.
  3. Desfie o bacalhau, retire-lhe as espinhas e coloque no mesmo tacho das batatas e das couves. Reserve até ao dia seguinte.
  4. No dia coloque no tacho (por cima das batatas, couves e bacalhau) a cebola picada, o alho e regue com bastante azeite. Envolva tudo bem e leve a aquecer em lume brando mexendo de vez em quando.

Existem zonas do país onde este prato se chama “Roupa Velha”, noutros sítios é “Farrapos Velhos” mas seja lá qual for o lugar de Portugal e seja qual for o nome que se dá isto é de comer e chorar por mais. Em casa dos meus pais nunca se colocou a cebola mas como agora com a família aumentada, existem pessoas que não gostam de alho, optei por colocar alho moído e a cebola picada. E, assim não coloquei tanto alho. Ficou muito bom. Experimente, divulguem, partilhem e contem-nos se esta também é tradição nas vossas casas.

Farrapada de Bacalhau, Batata e Couve

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*