O que comer depois de ir ao dentista?

5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote

Dor, inflamação, desconforto … Intervenções cirúrgicas no dentista, como extração dentária ou colocação de implantes, podem ser muito irritantes, e mais ainda quando somos incapazes de comer normalmente por uma temporada.

As horas imediatamente após a intervenção são as mais críticas. A ferida é recente e o efeito da anestesia ainda persiste; portanto, é aconselhável não forçá-la. Durante as primeiras 24 horas, deve comer alimentos frios ou quentes, textura macia e nutritiva e facilitar a cicatrização.

O que comer depois do dentista

Gelados

Gelado de morango

O frio é um vasoconstritor natural que ajuda a diminuir a inflamação, reduz o sangramento e tem um efeito anestésico que alivia a dor. Os melhores são arroz, soja, iogurte com sorvete de frutas ou sorvete, mas você também pode fazer picolés caseiros com infusões concentradas de ervas, como camomila, calêndula ou eucalipto.

Sopas, cremes e purés

A textura líquida ou cremosa facilita a ingestão de vitaminas presentes nos vegetais. Eles devem ser consumidos em temperatura ambiente e bem passados ​​pelo liquidificador. Você pode esmagar abóbora, brócolis, abobrinha, ervilha, cenoura, batata … Se você também adicionar proteínas na forma de frango cozido em cubos, tofu, ovo cozido ou queijo mole e uma garoa de azeite, você terá um prato único muito completo.

Geleias e mousse

Textura macia e fácil de engolir. Você pode fazer uma geléia de ágar-ágar e adicionar frutas, vegetais ou algas marinhas. Da mesma forma, uma mousse é uma excelente maneira de comer peixe, carne e legumes sem mastigar.

Batidos

Rápidos de preparar e muito nutritivos, são uma boa opção para o café da manhã ou lanche. Eles fornecem vitaminas, carboidratos, proteínas e minerais, pois são feitos de frutas, leite, bebidas vegetais, farelo de trigo, aveia, levedura de cerveja, cacau, etc.

Dicas para bocas convalescentes

Você precisa ingerir alimentos probióticos, como iogurte ou kefir, para neutralizar o efeito de antibióticos e anti inflamatórios, mas tente espaçar a ingestão entre eles algumas horas.
É importante evitar o consumo de refrigerantes e alimentos condimentados (como alho, gengibre, pimenta ou rabanete), porque irritam as mucosas orais.
Coma frutas cítricas, como laranja, tangerina, kiwi ou suco de limão, pois seu conteúdo em vitamina C tem um efeito curativo.

É melhor não usar canudos para beber líquidos, pois a ação de aspirar causa esvaziamento na boca e isso pode dificultar o processo de coagulação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*