Poupar eletricidade com o frigorifico: 5 conselhos úteis

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

O frigorifico é um dos eletrodomésticos que fazem parte da cozinha, sendo nele que guarda a maioria dos alimentos que usará para fazer maravilhosas receitas.

 

No entanto, e caso não se tenha dado conta, o frigorifico é dos aparelhos da cozinha que mais eletricidade gasta. Para que possa tirar maior partido do uso do seu frigorifico, através de um consumo eficiente, basta colocar em prática cinco conselhos para poupar na eletricidade.

 

O experts dizem que o gasto energético deste eletrodoméstico é de aproximadamente de 30% do consumo total de energia de uma casa. Já reparou que está sempre ligado? Como baixar o consumo?

 

De que forma poupar energia com o frigorifico?

 

  1. Verifique sempre o tipo de eficiência energética

Quando comprar um frigorifico, prefira sempre os que têm a classificação A. Hoje em dia todos os electrodomésticos têm uma etiqueta que mede a sua eficiência energética. Esta pode ser A, A++ e A+++. Ao inicio poderá achar que será um gasto desnecessário, mas a longo prazo valerá a pena.

 

  1. Regule bem a temperatura

Uma temperatura demasiado baixa tambeém faz com que o consumo energético dispare. A temperatura adqueada é de 5ºC no frigorífico e -18ºC no congelador. Controle bem a temperatura para que os alimentos não se estaguem.

 

  1. Escolha o sitio ideal para colocar o frigorifico

A eleição do lugar onde colocar o frigorifico deve ser pensada préviamente. É importante que esteja afastado de qualquer fonte de calor, como o forno, a vitrocerâmica ou até da própria luz solar. O frigorifico deve instalar-se num local fresco e seco, com boa ventilação. Além disso, não se deve bloquear os orifícios de ventilação e deve haver espaço, tanto em cima como em baixo.

 

  1. Não vá constantemente ao frigorifico.

Sabemos que neste momento de confinamento, passa muito em casa, e que é provável que coma mais. Desta formas as idas ao frigorifico podem ser mais frequentes… mas evite-as. Tenha em conta que quando abre a porta, a temperatura interior sobe, pelo que, para recuperar a temperatura “normal” necessária ao bom funcionamento, é produzido um pico de consumo.

 

  1. Ter os alimentos ordenados é importante

Colocar os alimentos de forma adequada no frigorifico, não apenas ajudará a que se conservem da melhor maneira, como a reduzir o gasto energético e a poupar na luz. Para isso, siga as instruções do fabricante, e centre-se nos ícones interiores do frigorifico.

É aconselhado que os alimentos frescos fiquem na parte superior, e que na parte inferiror deixe ficar a carne e o peixe crús. Nas gavetas coloque as frutas e os legumos. Pode usar as portas para alimentos que não precisem de temperaturas muito baixas como leite, ovos, sumos ou manteiga.

Uma regra muito importante é que não deve colocar alimentos quentes dentro do frigorifico.

Aproveita agora o tempo que está em casa, devido à quarentena, para  organizar o seu frigorifico e começe a poupar e a proteger o ambiente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*