Que alimentos podem ajudar a reduzir o colesterol?

5.00 avg. rating (96% score) - 2 votes

ingredientes para baixar o colesterolTente que os seguintes alimentos façam parte da sua dieta – todos eles provaram possuir propriedades que reduzem os níveis de colesterol:

  • Alimentos à base de soja: Inclui alternativas ao leite, iogurtes e sobremesas à base de soja, bem como as alternativas à carne, como o tofu. Foi demonstrado que a proteína de soja diminui o colesterol em 5 a 6%, uma vez que reduz a produção de colesterol LDL (“mau colesterol”) no organismo. A soja possui também um baixo teor de gorduras saturadas e é rica em gorduras vegetais saudáveis.
  • Frutos oleaginosos (incluindo amêndoas): Ricos em gorduras monoinsaturadas (gorduras “boas”) e vitamina E. Contêm também esteróis vegetais, que podem contribuir para a redução do colesterol, para além de proporcionarem valiosas proteínas vegetais e fibras.
  • Aveia, maçãs, ervilhas, feijões e lentilhas: Vantajosos porque são ricos em fibras solúveis que se misturam com os líquidos do estômago para formar um gel. Este gel liga-se ao colesterol nos intestinos, absorvendo-o como uma esponja e eliminando-o do organismo pelas fezes. Desta forma, reduz a quantidade de colesterol absorvido pelo sangue.
  • Esteróis e estanóis vegetais: Naturalmente presentes em pequenas quantidades nos alimentos como os óleos vegetais e frutos oleaginosos (amêndoas, nozes, etc), cereais integrais, frutas e vegetais. Eles atuam reduzindo o colesterol de uma forma similar às fibras solúveis – ajudando a remover o colesterol do organismo através do bloqueio parcial da sua absorção no intestino.

Lista de 20 Alimentos que ajudam a baixar o colesterol

  1. Peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum, bacalhau, etc): essa substância auxilia no controle e na redução do colesterol e dos triglicérides.
  2. Soja e derivados: ricos em vitamina E, aumentam os níveis de HDL, o bom colesterol
  3. Tomate: o licopeno presente nesta fruta não se limita a ajudar a prevenir o cancro da próstata, mas também reduz o colesterol na corrente sanguínea.
  4. Chia: rica em fibras e ômega 3, uma combinação poderosa contra o colesterol.
  5. Laranja, limão e outras frutas cítricas: são ricas em fibras solúveis e ainda contêm altas doses de vitamina C, uma dupla poderosa contra o colesterol alto.
  6. Nozes em geral: ajudam na redução do colesterol porque são ricas em gorduras poli-insaturadas. Na circulação sanguínea, elas reduzem o LDL.
  7. Morango e frutas vermelhas: lotados de antioxidantes, que inibem a oxidação das partículas LDL (o colesterol ruim).
  8. Quinua: além de alto teor de fibras, contém saponina, uma substância que reduz o colesterol produzido no fígado.
  9. Óleos vegetais de canola e girassol: são ricos em fitoesteróis, substâncias que barram a absorção de gordura da dieta, o que favorece a redução do colesterol.
  10. Linhaça: fonte de ômega 3 e ácido linoleico, reduz o colesterol e a glicose no sangue.
  11. Quiabo: A grande quantidade de fibras solúveis ajudam a reduzir o colesterol no sangue.
  12. Alho: rico em uma substância chamada saponina, que reduz o colesterol ruim (LDL).
  13. Berinjela: Contém (principalmente na casca) antocianinas, substâncias que reduzem colesterol total, frações e ainda os triglicerídeos.
  14. Uva e sumo de uva: O resveratrol, presente tanto na fruta quanto no sumo integral dela, ajudam a baixar o colesterol
  15. Cebola: além de reduzir o colesterol, tem ação anti-inflamatória, que impede a formação de coágulos nos vasos sanguíneos.
  16. Maçã: É rica em fibras solúveis e contém altas doses de flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol no sangue.
  17. Feijão: rico em fibras solúveis, adicioná-lo à dieta proporciona reduções significativas do colesterol total e do LDL.
  18. Cevada e outros grãos integrais: eles contêm bons níveis de fibras, selénio e beta-glucano, uma substância que ajuda a baixar o colesterol LDL, o mau colesterol.
  19. Abacate: rico em ácido oleico, substância que protege contra o acúmulo de LDL (o colesterol ruim) e ajuda a manter as taxas de HDL no sangue.
  20. Aveia: Contém uma fibra que auxilia na redução do colesterol LDL. Consumir 3g dessa fibra pode reduzir em até 20% o colesterol total.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tagged . Bookmark the permalink.

One Response to Que alimentos podem ajudar a reduzir o colesterol?

  1. janet says:

    Hello Dear,

    My Name is Miss Janet Andrews 25 years old beautiful female I saw your profile and became interest to have a private discussion with you So I will like you to write me back through my email address..(janetandrews25@hotmail.com) so that I will tell you more about myself and more of my pictures for you to know who I am. I’m not always online due to some personal reasons, i have something very important to discuss with you for more details about me. I hope to see your reply soon,
    best regards.

    Your new friend,

    janet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*