Restrições alimentares durante o tratamento: o que posso comer se tiver Invisalign?

5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote

Iniciar um tratamento ortodôntico é um compromisso. E não nos referimos apenas às visitas mensais ao dentista ou aos possíveis desconfortos que isso possa gerar, também falamos sobre mudanças nos padrões alimentares.

O que posso comer com Invisalign

Temos certeza de que está cansado de ouvir ao seu redor as queixas de pessoas que estavam em tratamento ortodôntico devido às restrições alimentares impostas pelo ortodontista.

É verdade que, com sistemas ortodônticos fixos – colchetes -, existem várias recomendações sobre alimentos que você não deve comer durante o tratamento. No entanto, a situação é muito diferente para quem escolhe o Invisalign como método ortodôntico.

Pode comer com o suporte Invisalign colocado?

Depois de iniciar o tratamento ortodôntico com o Invisalign, o especialista indicará que, para que seja eficaz, deve usar as talas por pelo menos 22 horas por dia.

Portanto, você terá um período aproximado de duas horas para removê-los da boca e comer com tranqüilidade, sem o fato de não usar os alinhadores durante esse período, ter qualquer impacto na sequência do tratamento.

Uma das vantagens do Invisalign é que não há restrições na hora do almoço: tirando as talas,  pode levar maçãs e lanches para morder, nozes ou alimentos mais duros, como balas, proibidos para quem optar por um tratamento ortodôntico fixo .

Se tem o hábito de cortar entre as refeições, o especialista indicará que não é uma prática apropriada. Ao remover constantemente as talas da boca, a eficácia do tratamento é reduzida e prolongada ao longo do tempo.

O mesmo acontece com a goma de mascar: é inviável fazê-lo com as talas, pois isso pode permanecer preso a elas e danificá-las. Portanto, é aconselhável eliminar esse hábito para garantir, dessa forma, que cumpramos o horário programado.

Com as talas, você pode beber água sem problemas e, ocasionalmente, qualquer outra bebida, desde que esteja fria.

No entanto, é estritamente proibido comer e beber bebidas quentes, pois elas podem deformar os alinhadores e danificá-los ou, normalmente, beber bebidas com eles.

No caso de não respeitar essas orientações, as talas descolorem e perdem, dessa forma, uma das características que representam uma das grandes vantagens do Invisalign em relação a outros procedimentos ortodônticos: a estética.

Você pode fumar com Invisaling?

O tabaco não apenas mancha as talas, mas também as faz perder o brilho e parecerem foscas. Dessa forma, o Invisalign ficará sujo e deixará de aproveitar a vantagem estética que isso implica.

Portanto, o ortodontista recomendará que remova as talas da boca para fumar.

No entanto, se for um hábito muito adquirido, remover as talas será constantemente prejudicial ao seu tratamento.

Portanto, em alguns casos, o especialista entenderá que a melhor solução é fumar com as talas, mesmo que elas percam a transparência e o brilho.

Se as talas perderam sua transparência usual, há várias práticas que você pode executar para recuperar sua aparência inicial.

Quando e como devo limpar minhas talas?

Como já mencionamos, você deve remover os talas da boca sempre que for comer, beber – a menos que seja água – ou fumar. Para garantir a limpeza das talas, lave-as quando removidas da boca e limpe-as ao colocá-las novamente.

Para isso, basta pincel, água morna e sabão neutro. Além disso, os especialistas recomendam introduzi-los em um copo de água e em um produto específico para limpar a ortodontia removível pelo menos uma vez ao dia.

É importante que você lembre-se da importância de manter a boca saudável ao realizar um procedimento ortodôntico. Durante isso, tanto a higiene da boca quanto a do dispositivo são de vital importância.

Caso contrário, é favorecido o surgimento de doenças periodontais – gengivite ou periodontite – ou outras condições, como cárie.

Que alimentos são recomendados para comer se você tomar Invisalign?

Como já comentamos, o Invisalign não possui nenhum tipo de restrição em relação à dieta que você deve seguir sempre que remover as talas na hora de comer.

No entanto, existem certas recomendações sobre alimentos que podem ser úteis para reduzir os possíveis desconfortos que possam surgir durante o procedimento.

Sempre que você vai revisar ou alterar suas talas, é comum sentir alguma dor – muito leve e temporária – derivada da pressão que exerce sobre sua boca. Portanto, nos primeiros dias é aconselhável seguir uma dieta suave: purês e sopas, alimentos cozidos ou qualquer outro alimento que não exija esforço mastigatório.

Quando o desconforto diminuir, poderá voltar a comer normalmente qualquer tipo de alimento.

Por esse motivo, as recomendações sobre alimentos que você deve seguir para cuidar adequadamente dos dentes são as mesmas que as pessoas que não estão em tratamento ortodôntico devem obedecer:

Evite comer alimentos ricos em açúcar ou muito ácidos, pois enfraquecem o esmalte dos dentes e favorecem a aparência de condições dentárias, como cáries.
Reduza o consumo de bebidas que mancham o branco dos dentes, como vinho, café ou chá.

Mastigar alimentos como maçãs e cenouras ajuda a limpar a superfície do dente e fortalecer as gengivas.
Tomar alimentos ricos em cálcio, como laticínios – iogurte, queijo -, ajuda a reduzir os ácidos presentes na placa bacteriana e, portanto, os danos que sua ação gera em nossos dentes.

O Invisalign é um sistema ortodôntico estético que, além disso, tem efeitos mínimos no seu estilo de vida: as consultas mensais de revisão têm uma duração muito curta, diminuem o desconforto causado pelo uso de um aparelho ortodôntico e a incidência de emergências dentárias e, Além disso, não exige nenhuma restrição alimentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*