Truques para poupar na hora de cozinhar

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), um terço da comida do nosso planeta acaba no lixo.

Para acabar com esta insustentabilidade alimentar, e com o objetivo de poupar o máximo possível no orçamento familiar no final do mês, propomos uma série de dicas que ajudarão a poupar mais na cozinha:

  • Senso comum. Seguir as indicações da pirâmide nutricional nos ajudará a alcançar nosso objetivo de uma alimentação saudável a um preço razoável.
  • Planeie os seus menus: planeando os seus menus com antecedência, poderá comprar e cozinhar exclusivamente o que precisa para si e para a sua família, evitando o desperdício de alimentos.
  • Escolha sempre produtos sazonais: tente fazer compras a tempo, quando for ao seu mercado escolha produtos sazonais: além de serem o melhor para consumir, terão um preço melhor. Alé disto, são feitos em casa, descartando produtos pré-cozinhado, mais caros e com mais conservantes.
  • Controle as datas validade: Não se esqueça: “A primeira coisa que entra é a primeira que sai”. Não acumule produtos na sua dispensa.
  • Tenha atenção à conservação dos alimentos: em muitas ocasiões descartamos os alimentos pela aparência que estão em perfeitas condições de consumo. Faça uso deles para outros fins: use aquelas bananas maduras para um bolo, faça um delicioso molho de tomate caseiro com tomates levemente esmagados ou use esses vegetais um pouco “acabados” para um creme de legumes.
  • Aproveite as promoções: compre com a cabeça e controle os gastos nas promoções nos estabelecimentos mais confiáveis, especialmente em produtos não perecíveis. Use o seu serviço de telecomunicações para dar “uma espreitadela” nas páginas dos supermecados para ter uma ideia do que vai encontrar.
  • Use as sobras: não deite a comida fora já que os restos de um cozido se podem tornar em grandes croquetes ou até numa lasanha requintada. Além disso, já fica com o almoço ou jantar preparado.

É sempre importante que opte por eletrodomésticos com uma boa eficiência energética, de moco a que poupar na conta da eletricidade, fazendo um consumo sustentável.

Se está de quarentena, e sem ideias para cozinhar novos pratos, saiba mais sobre vários tipos de receitas.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*