Higiene dental em bebés: dicas para uma boca saudável

1 Higiene oral em recém-nascidos
1.1 Primeiro dente de leite e higiene bucal
1.2 Higiene oral a partir de um ano de idade
1.3 Consulte o seu dentista pediátrico de confiança

A higiene dental em bebês é um dos aspetos que mais preocupam mães e pais, principalmente durante as fases iniciais do recém-nascido.

Embora a crença de que os dentes de leite não precisam de cuidados de higiene bucal seja cada vez menos difundida -algo totalmente falso-, ainda há muito desconhecimento sobre a higiene bucal em bebês. A seguir, tentaremos sanar algumas das dúvidas mais comuns.

Higiene oral em recém-nascidos

Durante a primeira fase da vida de um bebê, ele é completamente dependente dos adultos para suas necessidades básicas, como alimentação e higiene.

Da mesma forma que cuidamos da higiene corporal da criança, também é necessário aplicar certas rotinas de higiene bucal, antes mesmo dos primeiros dentes aparecerem.

Depois de amamentar o bebê – ou depois da mamadeira – é importante passar algum tempo removendo cuidadosamente os restos de leite que ficaram na boca.

Para isso, você pode usar uma gaze previamente umedecida ou um dedal de silicone para remover os restos de comida das gengivas.

Este procedimento deve ser realizado pelo menos uma vez ao dia, com muita delicadeza e cuidado para não danificar as mucosas do bebê.

Primeiro dente de leite e higiene bucal

A erupção do primeiro dente de leite geralmente ocorre por volta dos 6 meses de idade do bebê.

Nesta fase, embora o pequeno já consiga segurar melhor a cabeça e coordenar alguns movimentos, continuará a depender totalmente de nós.

Para a higiene bucal dos bebês nesta fase, é importante seguir a técnica de gaze ou dedal.

No entanto, é melhor aumentar a frequência para duas vezes ao dia, e podemos aproveitar para tentar limpar a boca mais profundamente: não apenas as gengivas, mas também o dente ou dentes que aparecem, assim como a língua e o palato . .

Higiene oral a partir de um ano de idade

A higiene bucal em bebês a partir de um ano de idade inclui o uso de escova de dentes, sim, de medida adaptada à criança.

A limpeza bucal em bebês pode ser feita apenas com a escova e água. No entanto, existem cremes dentais adequados que podemos usar em pequenas quantidades e sempre sob orientação do nosso dentista pediátrico.

Consulte o seu dentista pediátrico de confiança

Realizar essas práticas de higiene bucal em bebês não servirá apenas para manter uma correta limpeza da boca do seu bebê, mas também é muito importante para familiarizar os pequenos com essas rotinas de higiene.

À medida que o bebê cresce, elementos como fio dental e cremes dentais fluoretados serão introduzidos.

Para estar sempre tranquilo quanto ao procedimento correto, o melhor é visitar sua clínica odontológica de confiança e deixar que os profissionais de odontopediatria o aconselhem.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

*