Alimentos e dicas para dentes saudáveis ​​no Natal

Cuidar dos dentes no Natal é tão importante quanto em qualquer outra época do ano. Ainda mais quando nessas datas, aproveitamos para relaxar um pouco e consumir todo tipo de comida e bebida.

Temos a tendência de deixar de lado os cuidados com os dentes sem perceber que estamos mais suscetíveis às cáries. E é que no Natal não só comemos mais, como comemos mais coisas que não costumamos comer no resto do ano, principalmente doces.
Certamente, o tipo de comida que é tradição no Natal contém, em sua maioria, altos níveis de açúcares que acabam se depositando em nossa boca e são absorvidos pelas bactérias causadoras de cáries.
É por isso que, nesta ocasião, queremos mencionar os alimentos a evitar no Natal e, desta forma, poder preservar a saúde dos nossos dentes.

Alimentos para dentes saudáveis no Natal

Cuidado com a alimentação no Natal

Alimentos que devemos consumir com moderação
A prevenção é a chave para manter os dentes saudáveis. Se realmente queremos cuidar de nossos dentes, a primeira coisa que devemos levar em consideração são todos os alimentos que devemos evitar ou consumir com moderação. Lembrando que disso depende nossa saúde bucal no Natal.

Doces e Torrãos

O melhor do Natal são os rebuçados e torrãos que partilhamos com amigos e familiares sempre que nos reunimos com eles. Este tipo de alimento contém uma alta porcentagem de açúcares que acabam prejudicando seriamente nossos dentes.
Portanto, é aconselhável escovar os dentes e usar fio dental após comê-los para evitar danos irreversíveis a longo prazo. Existem também alimentos que ajudam a combater o risco de cáries e outras complicações orais derivadas de uma higiene oral incorreta.

Alimentos duros

Muitos alimentos duros, como mariscos e balas de açúcar, são um problema para pessoas com dentaduras ou sensibilidade dentária, pois podem fraturar os dentes, no pior dos casos, ou deixar resíduos difíceis de remover entre cada peça. Por isso, além de escovar os dentes, é aconselhável ter à mão o fio dental, que pode ser muito útil após a ingestão desse tipo de alimento. No caso dos mariscos, podemos utilizar ferramentas que nos permitem cortá-los e desfrutá-los sem o risco de fraturar os dentes ou as próteses.

Sumos ou refrigerantes

Esses tipos de bebidas também contêm muito açúcar e complementos cítricos. Ambos contribuem para o aparecimento de cáries e provocam a deterioração precoce do esmalte dentário. Algo muito comum que pode afetar os mais novos e adultos no Natal.
A melhor prevenção é evitar ou moderar o seu consumo e, no caso de tomá-los, devemos realizar uma cuidadosa higiene dos nossos dentes e gengivas.

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas alteram a coloração dos dentes e sabendo que abundam em maior quantidade no Natal, o melhor é evitá-las. Caso contrário, é melhor tomá-los com moderação e escovar os dentes constantemente para mantê-los completamente saudáveis.

Alimentos recomendados para dentes saudáveis
Manter uma alimentação balanceada e saudável nessas datas nos ajudará a preservar a integridade e a saúde de nossos dentes. Portanto, não custa nada incluirmos em nossa mesa alimentos saudáveis ​​como:

Frutas e verduras

Os vegetais, além de conterem vitaminas e minerais, têm a capacidade de estimular a salivação. Quanto maior a produção de saliva ao mastigar, melhor seu efeito nas gengivas e nos dentes. Além disso, seus componentes naturais ajudam a prevenir as cáries. Comer fruta ou vegetais com uma textura consistente tem um efeito arrebatador na placa bacteriana, o que contribui para a limpeza dos dentes e previne a inflamação das gengivas.

Maçã: sua textura dura e compacta ajuda a limpar os dentes, exercitar as gengivas e estimular a produção de saliva. A saliva nos ajuda a regular o pH da boca, fator determinante no aparecimento de cáries e outras lesões dentárias.
Kiwi, toranja, laranja ou mamão: esses alimentos são ricos em vitamina C, que favorece a produção de colágeno, essencial para a saúde das gengivas.
Morangos: Os morangos estimulam a circulação sanguínea nas gengivas. São ricos em frutose e xilitol, este componente ataca as bactérias que causam a placa dentária.
Cenouras: consumi-las cruas ajuda a fortalecer os dentes e as gengivas, evitando que bactérias adiram aos dentes. Contêm flúor, mineral fundamental para manter o bom estado do esmalte e evitar lesões como cáries.
Aipo: contém ácido málico, substância que promove a produção de saliva, que por sua vez limpa os dentes e remove manchas.

Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*