A limpeza dentária e a curetagem são duas técnicas diferentes com o mesmo objetivo: livrar a boca de bactérias. Para isso, ambos realizam um tratamento que visa eliminar a placa bacteriana e o tártaro acumulado. No entanto, sua principal diferença está no nível de profundidade de cada técnica.
Limpeza dos dentes
Através da limpeza dentária, o higienista consegue eliminar a placa bacteriana e o tártaro acumulados na superfície dos dentes e gengivas. Desta forma, evita-se a sua acumulação, prevenindo assim o possível desenvolvimento de algumas doenças gengivais.
Por outro lado, durante a limpeza dentária, é oportuno aproveitar para verificar o estado de saúde dos nossos dentes. Assim, é possível determinar se há algum dente afetado, se alguma cárie está se desenvolvendo ou se nossas gengivas apresentam algum sinal de infeção.
A limpeza dental é realizada por meio de um aparelho de ultrassom e um polimento final da superfície. Além do tártaro, também consegue eliminar as manchas causadas pelo consumo de café, vinho, tabaco ou outros. É melhor fazer uma limpeza dental anual.
Curetagem dental
A curetagem dentária visa eliminar o acúmulo de placa bacteriana em um nível mais profundo, atuando abaixo das próprias gengivas. Este tratamento é indicado em pacientes com gengivite e/ou periodontite, pois consegue eliminar as bactérias encontradas até 3mm abaixo da linha da gengiva.
Este procedimento é realizado por meio de um aparelho chamado cureta, com o qual a raiz de cada dente é raspada. Desta forma, o tártaro é removido e arrastado, liberando assim a placa conhecida como bolsa periodontal.
Após um tratamento de curetagem, é possível sentir algum desconforto, por isso recomendamos o seguinte:
Escove os dentes com mais cuidado, tendo em conta que pode ocorrer um ligeiro sangramento durante os primeiros dias.
Evite alimentos excessivamente duros, optando por aqueles que são fáceis de mastigar.
Não fume por 48 horas depois.
Principais diferenças
Como vimos, a principal diferença entre as duas técnicas está no nível de profundidade de sua limpeza. Em pacientes saudáveis, uma limpeza dental que remova a placa bacteriana da superfície de nossos dentes será suficiente. Por outro lado, em pacientes que sofrem de gengivite, a limpeza não será suficiente, pois será necessário atingir a parte não visível da gengiva para remover o tártaro acumulado.