Junto com a chegada do verão e das férias, os hábitos que mantemos ao longo do ano podem ser modificados ou até relaxados. As alterações que ocorrem na nossa rotina habitual e as alterações na alimentação durante as férias, levam a uma clara redução dos cuidados com a saúde oral no verão. Consequentemente, e é o que afirma o Conselho Geral dos Médicos Dentistas, proliferam as doenças dentárias como a gengivite ou a cárie.
Com o objetivo de aliviar todo o tipo de consequências, oferecemos-lhe 5 dicas que o ajudarão a manter uma saúde oral adequada durante o verão:
Conselhos:
Leve o seu kit dentário consigo: A escova de dentes será a principal aliada para favorecer a neutralização da ação das bactérias na nossa boca.
É comum aumentar o consumo de bebidas ou alimentos açucarados durante as férias. O que se torna mais importante é escovar depois de tomá-lo. Carregar um pequeno kit com escova de dentes, creme dental e fio dental permitirá que você mantenha uma higiene adequada fora de casa também.
Cuide da sua alimentação: Manter uma alimentação adequada durante o verão também o ajudará a manter uma boa saúde bucal.
Além de reduzir o abuso de alimentos açucarados, devemos promover o consumo de alimentos com alto teor de água, como melão, melancia, pepino ou tomate, entre outros. Estes ajudarão a manter o nível adequado de hidratação, o que contribui claramente para a manutenção de uma boa saúde oral. Da mesma forma, comer maçãs ou iogurte irá neutralizar a ação dos ácidos da bactéria, evitando o aparecimento de cáries.
Reduzir mudanças bruscas de temperatura nas refeições: Juntamente com o calor, aumenta consideravelmente o consumo de alimentos e bebidas frias. Mudanças repentinas de temperatura na boca aumentam a sensibilidade dentária e o desconforto resultante.
Para mitigar seus efeitos, devemos escovar os dentes após consumir esse tipo de alimento, de preferência em menos de uma hora.
Cuide da sua boca: o verão é a época ideal para fazer todo tipo de atividades desportivas ao ar livre, mas também é a época do ano em que ocorrem mais lesões.
Devemos ter cuidado para não sofrer golpes que fraturem nossos dentes e, se isso acontecer, ir ao dentista com urgência será essencial para que sua cura não leve a grandes consequências.
Visite o dentista: Existem todos os tipos de doenças bucais que não são visíveis a olho nu, mas, no entanto, podem ser diagnosticadas pelo seu dentista.
Realizar uma revisão antes de sair de férias permitirá que você aproveite suas férias conhecendo seu estado de saúde e evitando surpresas e imprevistos. Da mesma forma, e se necessário, permitirá que você aja a tempo se precisar tratar qualquer tipo de condição a tempo.